Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Banco de notícias > IEN/CNEN COMEMORA 59 ANOS E LANÇA RELATÓRIO 2015-2020
Início do conteúdo da página

IEN/CNEN COMEMORA 59 ANOS E LANÇA RELATÓRIO 2015-2020

Aniversariante do dia 7 de maio, o Instituto de Engenharia Nuclear foi fundado em 1962. Essa história começou quando a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) acatou a proposta de um grupo de pesquisadores para construir um reator nuclear de pesquisa no Brasil. Uma ousadia. Os outros dois reatores em solo brasileiro haviam sido importados peça a peça.

O IEN foi então criado para abrigar o reator Argonauta, que seria instalado em terreno cedido no campus da UFRJ. Foi um marco na consolidação do programa de desenvolvimento de tecnologia nuclear no Brasil, iniciado em 1951.

Hoje, além de engenharia de reatores e técnicas nucleares, o IEN desenvolve pesquisas em áreas como aplicações de radiotraçadores, realidade virtual, sistemas complexos, nanoradiofármacos e várias outras, sempre com foco em inovação. Produz radiofármacos para medicina nuclear, promove cursos de capacitação e oferece Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Nucleares. Cumpre, assim, sua missão de contribuir para o bem-estar da sociedade e seu desenvolvimento sustentável por meio de inovações tecnológicas e formação de recursos humanos para os setores nuclear e correlatos.

Os últimos seis anos dessa história estão refletidos no Relatório de Atividades IEN 2015-2020, que está sendo lançado por ocasião do aniversário do Instituto. A publicação serve a dois propósitos: divulgar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo IEN e dar transparência à sua gestão.

A Direção do IEN agradece e congratula todos os servidores e colaboradores que fazem ou fizeram parte dessa trajetória.

A partir de agora, entramos em contagem regressiva para celebrar, em maio de 2022, os 60 anos de contribuição do Instituto de Engenharia Nuclear à sociedade e à tecnologia nacional. O lançamento de uma logomarca comemorativa dará início aos eventos que marcarão a data.

logotipos do IEN 60 anos, CNEN E MCTIC

registrado em:
Fim do conteúdo da página