Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Banco de notícias > IEN/CNEN CRIA LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DO CONHECIMENTO (LABEC)
Início do conteúdo da página

IEN/CNEN CRIA LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DO CONHECIMENTO (LABEC)

O LABEC iniciou suas atividades em agosto de 2020, e sua estruturação física foi concluída em março de 2021.

Este laboratório, com atividades ligadas á Divisão de Ensino do IEN/CNEN, tem como objetivo desenvolver projetos e pesquisas utilizando a lógica fuzzy para modelagem e gestão do conhecimento, além de modelos, dispositivos e canais de divulgação cientifica.

Um dos problemas da área nuclear na atualidade é a constatação do risco de conhecimentos críticos possuídos pelos especialialistas, o que é mencionado em relatórios de organismos nacionais e internacionais e em relatos e experiências encontradas na literatura. Diante do contexto, estudar, desenvolver e proporcionar soluções para os problemas relativos à gestão do conhecimento que permitam amenizar suas consequências é de suma importância. Neste sentido, este laboratório desenvolve ferramentas inteligentes de avaliação para elaboração de estratégias de gestão do conhecimento.

Projetos e pesquisas do LABEC, em andamento:

  • Modelo fuzzy para avaliação e implementação de estratégias de gestão do conhecimento nuclear.
  • Projeto Winclear: Canais de comunicação para aumentar o alcance das informações sobre a tecnologia nuclear e seus benefícios, visando a educar o público e aumentar o número de pessoas que compreendam os benefícios do desenvolvimento do setor no país. O projeto tem alcançado mais de 80% dos estados brasileiros e uma média de 34 países. Os canais podem ser acessados a partir do link:  https://linktr.ee/Winclear
  • Modelagem e aplicação de algoritmos utilizando Lógica Fuzzy para diagnóstico e tomada de decisões em Saúde Pública, Meio Ambiente e Economia, em apoio ao enfrentamento da epidemia de Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Laboratório de Lógica e Matemática Fuzzy (LABFUZZY) do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ.

Acreditamos que esse novo laboratório, em um futuro próximo, irá oxigenar nosso Instituto com muitos colaboradores, trazendo resultados importantes para área nuclear.

 

Descrição: Laboratório com mesa e cadeiras
Foto: Arquivo Labec.
registrado em:
Fim do conteúdo da página