Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Banco de notícias > IEN/CNEN desenvolve projeto de monitoramento externo de radiação
Início do conteúdo da página

IEN/CNEN desenvolve projeto de monitoramento externo de radiação

O Serviço de Instrumentação (SEINS) do IEN/CNEN está desenvolvendo um sistema de monitoramento externo de radiação, inicialmente concebido pelo engenheiro Maurício Aghina, servidor aposentado do Instituto. Atualmente, o projeto está sendo encaminhado pelo engenheiro Fábio de Lacerda e o físico Cesar Raitz, este último em pós-doutoramento no SEINS.

O sistema em questão discrimina energias, permitindo identificar os possíveis radionuclídeos. Sendo para áreas externas (às vezes remotas), funciona com painel solar, bateria e transmissão de dados via rádio. A tecnologia de detecção de pulsos usa um tipo de hardware moderno denominado FPGA, um circuito lógico programável que permite grande processamento de dados em tempo real.

 

Sistema que está sendo desenvolvido no SEINS. À esquerda, a fotomultiplicadora, ao centro o circuito conformador de pulsos e, à direita, a placa onde está hardware do FPGA..

 

A utilidade desse sistema é poder identificar, em tempo real, os radionuclídeos que estariam contaminando o entorno de uma instalação nuclear, em caso de um hipotético acidente. Poderá, por exemplo, ser aplicado no próprio IEN, nas usinas de Angra, em sítios de extração de minério, na INB, etc. Tal sistema, caso fosse adquirido do exterior, teria um custo mais elevado que o desenvolvimento no Instituto, fora o custo de manutenção. O projeto contribui diretamente para a aquisição do know-how de analisadores multicanais e o domínio da tecnologia FPGA.

Texto de Henrique Davidovich (Setor de Comunicação Social do IEN)
Foto: equipe SETCOS

registrado em:
Fim do conteúdo da página