Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Banco de notícias > IEN recebe visita do Diretor da DPD
Início do conteúdo da página

IEN recebe visita do Diretor da DPD

Neste dia 30 de janeiro, visitaram o IEN o diretor da DPD (Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN), Madison Coelho de Almeida, e colaboradores. Almeida dirige a DPD desde 2019, e foi recebido pelo diretor do IEN, Fábio Staude, e por parte do corpo gerencial do Instituto.

Inicialmente, na reunião pela manhã, Staude fez uma apresentação minuciosa do IEN, destacando realizações e novos projetos, que foi acompanhada com grande interesse pelo diretor da DPD e colaboradores.

Almeida demonstrou grande preocupação com a progressiva redução dos recursos humanos no âmbito da CNEN e de seus institutos, em função do grande número de aposentadorias, por um lado, e da não realização de novos concursos, por outro. Por isso, tem se debruçado, ao lado de outros gestores da CNEN, no sentido de buscar soluções junto ao MCTIC e ao Ministério da Economia.

O diretor da DPD destacou o tripé de princípios que move todo o MCTIC atualmente, e que acredita ser extensível à CNEN e sua área de pesquisa e desenvolvimento: geração de conhecimento; geração de recursos financeiros, sempre que possível; e bem-estar social.

Num contexto de fortalecimento do setor nuclear junto ao governo federal, Almeida vê o momento atual como propício para o fortalecimento do IEN e a revitalização do instituto como centro de pesquisa. Neste sentido, a criação de novas frentes de trabalho passa a ser fundamental.

Almeida sugeriu que o IEN dedique atenção especial às pesquisas associadas ao desenvolvimento de reatores modulares de baixa potência, por considerá-los como vocacionais para o Instituto. Na visão do diretor, os produtos gerados podem atender a demandas sociais importantes para o País, tais como a geração de energia elétrica em locais remotos como a Amazônia, por exemplo.

Em seguida, sempre acompanhado pelo diretor do IEN, Almeida foi conduzido a algumas das instalações do IEN: a Sala de Realidade Virtual do SECAP (Setor de Capacitação), o Reator Argonauta, a Radiofarmácia e o Depósito de Rejeitos.

O atual diretor da DPD, Madison Coelho de Almeida (na cabeceira da mesa), foi recebido pelo diretor do IEN, Fábio Staude (o primeiro à direita), em sua visita ao Instituto. Após a reunião inicial, Almeida visitou algumas das principais instalações do IEN.


Texto e foto: equipe do Setor de Comunicação Social do IEN.

registrado em:
Fim do conteúdo da página