Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Banco de notícias > Mais quatro pesquisadores do IEN foram contemplados em edital da FAPERJ
Início do conteúdo da página

Mais quatro pesquisadores do IEN foram contemplados em edital da FAPERJ

Mais quatro pesquisadores do IEN foram contemplados em um edital da FAPERJ, desta vez no “Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro” desta fundação. Do projeto “Melhorando a resiliência em sistemas complexos: aplicações da Engenharia de Resiliência na indústria, saúde pública e na gestão de emergências e desastres”, participam Paulo Victor de Carvalho (coordenador), Antônio Carlos Mól, Isaac Luquetti e Cláudio Grecco (os quatro do IEN), além de Marcos Borges (UFRJ) e Alessandro Jatobá (Fiocruz). Todos são engenheiros e doutores.

Este projeto, para o qual foi solicitada uma verba de 195 mil reais da FAPERJ, se propõe a ser um aglutinador de competências e proporcionar maior alcance da pesquisa em Engenharia de Resiliência (ER) no estado do Rio de Janeiro. Tem amplas aplicações na gestão de emergências (chuva forte, incêndio etc.) e nas indústrias que lidam com funções críticas e de segurança (como as áreas nuclear e de petroquímica). A ER está sendo introduzida na área de saúde pública, com uso na regulação de consultas e exames e tomada de decisão na triagem de pacientes, por exemplo.

Há a preocupação de envolver neste projeto organizações como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, CNEN, Petrobras, Eletronuclear etc.

Texto de Henrique Davidovich (Setor de Comunicação Social do IEN)

registrado em:
Fim do conteúdo da página