Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Segurança e proteção radiológica
Início do conteúdo da página

Segurança e proteção radiológica

Para proporcionar as condições de segurança adequadas em suas instalações, o IEN mantém uma equipe de especialistas em radioproteção, segurança e saúde do trabalhador. Sua principal missão é garantir a obediência às normas e às práticas seguras na execução das atividades que envolvem o manuseio de materiais radioativos e a exposição a radiações ionizantes.

A área de radioproteção apoia ainda a produção de radiofármacos pelo IEN, garantindo o cumprimento dos requisitos de segurança na fabricação, no controle da qualidade, na expedição e no transporte do produto.

O IEN também atua em pesquisa e desenvolvimento de técnicas relacionadas à radioproteção, como monitoração individual e ambiental, calibração de monitores de radiação e espectrometria gama. O setor mantêm diversos laboratórios em condições de prestar serviços de consultoria:

  • Laboratório de Radiometria e Espectrometria
  • Laboratório de Radônio
  • Laboratório de Dosimetria Termoluminescente

Linhas de pesquisa:

Radônio

O radônio é um gás radioativo que se forma a partir do decaimento da atividade nuclear do urânio e do tório, os únicos minerais radioativos encontrados na natureza. Está presente em diversos ambientes naturais (cavernas, minas subterrâneas, etc.). Concentrações elevadas do gás também podem ser observadas em edifícios fechados de pouca ventilação, como centros de convenções e shopping centers, devido à presença de urânio e tório em materiais de construção. Os estudos sobre radônio realizados pelo IEN desde 1994 são considerados padrão na América Latina pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A pesquisa busca determinar a ocorrência de radônio no país e as formas de proteger a população de seus efeitos nocivos.

Termoluminescência

Com a inauguração do Laboratório de Termoluminescência e Dosimetria, em 1998, o IEN passou a dispor de seus próprios dosímetros para monitoramentos individual e de meio ambiente. O uso de cristais termoluminescentes para a medição de doses absorvidas permite identificar o tipo de radiação e sua faixa de energia, além de proporcionar uma leitura mais rápida e a reutilização do detector. O projeto do laboratório prevê a prestação de serviços de monitoramentos individual e ambiental, além do desenvolvimento de novas técnicas e modelos para a avaliação de doses.

Monitoração dos níveis de radiação em área de trabalho
Monitoração dos níveis de radiação em área de trabalho.
registrado em:
Fim do conteúdo da página