Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Química e materiais
Início do conteúdo da página

Química e materiais

Os laboratórios da área de Tecnologia de Materiais e Química se destinam ao desenvolvimento de trabalhos nos campos da ciência dos materiais e das análises e processos químicos, ambos voltados para o setor nuclear, bem como o desenvolvimento de técnicas de medição de vazão empregando radiotraçadores.

A caracterização de materiais metálicos e cerâmicos por técnicas de ultrassom tem tido grande ênfase com a utilização do Laboratório de Ultrassom (Labus) para a realização ou colaboração na produção de diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado e de outros trabalhos em publicações internacionais.

A área de materiais tem ainda laboratórios dedicados à produção de membranas poliméricas e cerâmicas voltadas para o tratamento de rejeitos líquidos oriundos da indústria nuclear.

Os laboratórios de análises químicas e desenvolvimento de processos de separação de terras-raras têm longo histórico de atuação nesses campos em cooperação com diversas universidades e empresas, inclusive com a produção de patentes para a obtenção de minerais de altíssima pureza, aplicados em artefatos eletrônicos de alta tecnologia e precisão.

O uso de técnicas de radiotraçadores para o desenvolvimento de métodos de medidas de vazão e calibração de medidores de vazão das indústrias de óleo e gás tem sido objeto de estudo no Laboratório de Radiotraçadores, com apoio de instituições internacionais de renome, como o Programa ARCAL, da Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA).

 

Microscópio eletrônico de varredura (MEV).
registrado em:
Fim do conteúdo da página