Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Linhas de pesquisa
Início do conteúdo da página

Linhas de pesquisa

Aplicações de radiotraçadores na indústria e no meio ambiente

Uso de radiotraçadores para otimização de processos na indústria de petróleo, gás natural, mineração e tratamento de esgotos.

Medição de vazão em dutos, localização de pontos de fugas e obstrução em trocadores de calor.

Uso da nanotecnologia para produção de nanotraçadores radioativos.

Engenharia e tecnologia de reatores nucleares

Formação de recursos humanos em física de reatores experimental e física nuclear aplicada, ensaios não destrutivos com nêutrons térmicos (neutrongrafias convencional e digital, tomografia computadorizada), análises por ativação neutrônica, medidas de seção de choque e produção de radioisótopos.

Engenharia de sistemas complexos

Projetos de interfaces humano-sistema por meio de: tecnologia digital, sistemas de auxílio ao operador, modelagem da confiabilidade humana, desenvolvimento de métodos para treinamentos de operadores de sistemas complexos e aplicações de técnicas de inteligência artificial na engenharia.

Gestão do conhecimento em ciências nucleares

Preservação e disseminação do conhecimento nuclear.

Instrumentação nuclear

Desenvolvimento de instrumentação para reatores de pesquisa e modernização de sistemas em instalações nucleares, para monitoração de radiação e radioproteção, para espectrometria e para medicina nuclear.

Materiais funcionais e estruturais

Desenvolvimento, caracterização e aplicação de membranas cerâmicas e poliméricas para o tratamento de rejeitos líquidos de baixa e média radioatividade.

Caracterização do combustível nuclear por técnica ultrassônica.

Desenvolvimento de técnicas tomográficas de emissão de fótons ou pósitrons ("RPT" e "PEPT") na análise do deslocamento de microesferas híbridas do tipo polímero inorgânico.

Produção de radiofármacos

Produção de novos radiofármacos emissores de pósitrons.

Proteção radiológica

Influência do gás radônio indoor/outdoor.
Avaliação da dose de radiação ionizante para dosimetria pessoal e ambiental por termoluminescência.

Radioecologia tropical

Metodologia integrada para obtenção de valores de parâmetros e otimização/adequação de modelos radioecológicos.
Estudos de processos relacionados à mobilidade e fitodisponibilidade de poluentes estáveis e radioativos.
Uso de ferramentas computacionais para desenvolvimento de modelos radioecológicos conceituais e indicadores para detectar radiovulnerabilidades ambientais e propor ações de remediação.
Estudos biogeoquímicos de poluentes em solos, sedimentos e resíduos urbanos e industriais para análise de risco.

Radioquímica e química nuclear

Utilização de técnicas de química, radioquímica e química nuclear no estudo e desenvolvimento de metodologias analíticas, e monitoração e manejo ambiental

Realidade virtual aplicada à área nuclear

Desenvolvimento de simuladores 3D para fins de treinamento e de divulgação científica nas áreas de proteção nuclear, física e médica.

Técnicas nucleares na área da saúde

Utilização de técnicas de química, radioquímica e química nuclear no estudo e desenvolvimento de processos hidrometalúrgicos, metodologias analíticas e monitoração e manejo ambiental.

Termo-hidráulica experimental de reatores nucleares

Desenvolvimento de técnicas experimentais avançadas para medição de escoamentos bifásicos gás-líquido; estudo e avaliação de escoamentos bifásicos, utilizando seções bifásicas água-ar; estudo experimental de circulação natural em um reator de pesquisa do tipo piscina em escala reduzida; simulação de sistemas passivos de remoção de calor residual de reatores nucleares em escala reduzida; suporte experimental ao desenvolvimento de programas computacionais para simulação termo-hidráulica.

Fim do conteúdo da página