Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Laboratórios > Laboratórios > Laboratório de Termo-Hidráulica Experimental
Início do conteúdo da página

Laboratório de Termo-Hidráulica Experimental

O Laboratório de Termo-hidráulica Experimental “David Adjuto Botelho” (LTE) do IEN é uma das mais bem equipadas instalações no Rio de Janeiro para o ensino e a pesquisa de qualidade na área de termo-hidráulica experimental. As principais linhas de pesquisa do LTE atualmente são:

  • Estudo e avaliação de escoamentos bifásicos, utilizando seções bifásicas água-ar, horizontal/inclinável de diâmetro 1” e horizontal fixa de diâmetro 2”. Está em fase de projeto uma nova seção bifásica água-ar vertical/inclinável, de diâmetros 1” e 2”.
  • Simulação, em escala reduzida, de sistemas passivos de remoção de calor residual de reatores nucleares de potência, por circulação natural, utilizando um Circuito de Circulação Natural (CCN).
  • Estudo experimental de circulação natural em um reator de pesquisa do tipo piscina em escala reduzida.
  • Desenvolvimento de técnicas experimentais avançadas (capacitância, visualização e ultrassom) para medição de escoamentos bifásicos gás-líquido.
  • Suporte experimental ao desenvolvimento de programas computacionais para simulação termo-hidráulica.

No LTE realizam-se também aulas práticas para estudantes dos cursos de graduação em engenharia nuclear, mecânica e de petróleo da UFRJ. Além disso, os alunos dos programas de pós-graduação em engenharia nuclear do IEN e da COPPE/UFRJ beneficiam-se de aulas práticas realizadas no LTE.

Contato

Eng. José Luiz H. Faccini, D.Sc.
Tel.: (21) 2173-3910 / 3908 (lab.)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página