Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bolsas de Iniciação Científica
Início do conteúdo da página

Bolsas de Iniciação Científica

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) foi criado pelo CNPq com o objetivo de conceder quotas de bolsas de Iniciação Científica institucionais, para estudantes de graduação.

Em 2003 a CNEN criou o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) e passou a conceder quotas próprias de bolsas de Iniciação Científica. São objetivos dos Programas CNPq/PIBIC e CNEN/PROBIC:

  • Despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.
  • Constituir um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação.
  • Estimular uma maior articulação entre a graduação e a pós-graduação.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa na área nuclear e correlatas no Brasil.
  • Estimular pesquisadores seniores e jovens pesquisadores a envolverem alunos de graduação nas atividades científicas e tecnológicas.
  • Contribuir para a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores.
  • Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Bolsas

O IEN dispõe de quotas de bolsas institucionais PIBIC (9 bolsas, de valor R$ 400,00) e PROBIC (6 bolsas, de valor R$ 400,00).

Essas bolsas são distribuídas mediante abertura de edital, devendo os candidatos ser apresentados por um orientador, que tenha vínculo empregatício com o IEN.

Além das quotas institucionais, os pesquisadores do IEN têm bolsas de IC ou projeto, obtidas por meio de submissão de projetos de pesquisa a entidades de fomento, como FAPERJ, CNPq e outras, devendo o candidato conversar com o orientador para saber se há essa possibilidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página