Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Banco de notícias > Diretor técnico da Amazul ministra aula magna do programa de pós-graduação em ciência e tecnologia nucleares do IEN
Início do conteúdo da página

Diretor técnico da Amazul ministra aula magna do programa de pós-graduação em ciência e tecnologia nucleares do IEN

O Almte. Francisco Roberto Portella Deiana esteve no IEN no dia 17 de maio, demonstrando para uma plateia de estudantes, servidores e colaboradores do Instituto, uma visão abrangente sobre a participação da AMAZUL no setor nuclear. A Amazônia Azul é considerada pelo Ministério da Defesa brasileiro uma empresa estratégica, estando voltada para o desenvolvimento de produtos e soluções tecnológicas de defesa para o país. Para tanto, está envolvida com três grandes programas nacionais: Programa Nuclear Brasileiro (PNB), Programa Nuclear da Marinha (PNM) e o Prosub (Programa de Desenvolvimento do Submarino de Propulsão Nuclear). No âmbito do PNB está a construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), desenvolvido em parceria com a CNEN e com participação do IEN.
 
Segundo o Almte Deiana, “o RMB dotará o Brasil de uma infraestrutura fundamental para o desenvolvimento nacional das atividades do setor nuclear com aplicações sociais, estratégicas e industriais”. Citou ainda, como exemplos, tanto o incremento de uma estrutura que propiciará o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, como a capacidade de assegurar o abastecimento do mercado nacional com o radiofármaco Tecnécio-99 a partir da produção do Molibdênio99.

 

 

O Almte Deiana é ladeado pelo Diretor do IEN, Fabio Staude e pelo Coordenador do PPGIEN, Carlos Alexandre F. Jorge.

 

Fonte: Setor de Comunicação Social do IEN

registrado em:
Fim do conteúdo da página