Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Banco de notícias > Edital do processo de seleção para o ano letivo de 2018 Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Nucleares
Início do conteúdo da página

Edital do processo de seleção para o ano letivo de 2018 Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Nucleares

O Conselho de Pós-Graduação do Instituto de Engenharia Nuclear, no uso de suas atribuições e nos termos do Regulamento do Programa, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas ao Exame de Seleção para o ingresso à Pós-Graduação do ano letivo de 2018, Curso de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Nucleares.

O Mestrado em Ciência e Tecnologia Nucleares do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Engenharia Nuclear compreende três áreas de concentração:


i. Tecnologia e Segurança de Reatores Nucleares;
ii. Métodos Computacionais Aplicados;
iii. Aplicações de Técnicas Nucleares na Indústria, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.


Todo processo seletivo será conduzido pelo Comitê de Seleção composto por 3 (três) membros titulares e 1 (um) membro suplente, todos pertencentes ao Corpo Docente Permanente e escolhidos pelo Conselho de Pós-Graduação do Programa.


1. Inscrição no Processo de Seleção


As inscrições para o Processo de Seleção dos candidatos ao Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Nucleares - Turma 2018 - estarão abertas durante o período de 13 de dezembro de 2017 a 05 de janeiro de 2018.


Poderão solicitar inscrição no Processo de Seleção os candidatos portadores de título de graduação válido no Brasil, formados em cursos de graduação das áreas de: engenharias, ciências matemáticas e da natureza, ciências da saúde; e dos cursos de desenho industrial e arquitetura.


1.1. Procedimentos para a inscrição no processo de seleção:


O candidato fará sua inscrição pessoalmente ou por carta registrada, no seguinte endereço:


Instituto de Engenharia Nuclear
Programa de Pós-Graduação
Rua Hélio de Almeida, 75
Cidade Universitária – Rio de Janeiro, RJ
CEP: 21941-906

Os documentos necessários à inscrição são:


a) Formulário de Inscrição (anexo I deste edital) devidamente preenchido e assinado;
b) Carta de Intenções, constando a data e a assinatura do candidato, dirigida ao Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Engenharia Nuclear, na qual o candidato deverá solicitar a inscrição no Processo de Seleção para o Ano Letivo de 2018 e explicar os motivos pelos quais deseja realizar o Curso de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Nucleares do Instituto de Engenharia Nuclear;
c) No caso de brasileiros:


i. Cópia, frente e verso, da Carteira de Identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita como documento de identificação do candidato;
ii. Cópia, frente e verso, do Título de Eleitor e Certidão de quitação eleitoral (acessível na página do Tribunal Superior Eleitoral, www.tse.jus.br);
iii. Cópia, frente e verso, do Certificado de quitação com o Serviço Militar (candidatos do sexo masculino);


d) No caso de estrangeiros:


i. Cópia, frente e verso, do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) válido;
e) Cópia, frente e verso, do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
f) 02 fotografias 3x4 recentes;
g) Cópia, frente e verso, do comprovante de residência atualizado;
h) Candidato que possuir vínculo empregatício ou estatutário:


Carta da entidade onde trabalha, em papel timbrado, emitida pelo Diretor ou Chefe do Departamento de Recursos Humanos, autorizando a ausência do candidato no local e horário de trabalho, para dedicação às aulas, estudos e pesquisas do Curso de Mestrado Acadêmico do PPGIEN. O documento deverá constar o compromisso de comparecer sempre que o professor orientador agendar reuniões para o desenvolvimento da Dissertação e também especificar o número de dias e a quantidade de horas na semana a serem disponibilizadas para tal fim;


i) Cópia, frente e verso, do Diploma do Curso de Graduação ou Comprovante de Conclusão de Graduação emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC, ou cópia, frente e verso, do Diploma do Curso de Graduação expedido por instituição estrangeira, previamente revalidado em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 08, de 04 de outubro de 2007;
j) Histórico Escolar Oficial da Graduação, atualizado, emitido pela instituição de ensino; k) Versão impressa do Currículo Vitae da Plataforma Lattes atualizado e acompanhado das cópias da documentação comprobatória;

1.2. O candidato que possuir documentos acadêmicos expedidos por instituição estrangeira, que não estejam em versão inglesa, francesa ou espanhola, deverá apresentar, além da cópia do documento original, uma versão traduzida para uma dessas línguas ou para o português.


1.3. As inscrições encaminhadas por carta registrada devem chegar ao IEN no máximo até o dia 05 de janeiro de 2018. O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Nucleares não se responsabiliza por eventuais extravios ou atrasos na entrega da correspondência.


1.4. A critério do Conselho poderão ser aceitos candidatos cursando o último período da graduação, ficando sua matrícula condicionada à apresentação de declaração, emitida pela IES, certificando a expectativa de conclusão do curso até 30 de junho de 2018.


1.5. A documentação apresentada pelo candidato no ato da inscrição será conferida no Setor de Administração Acadêmica da Pós-Graduação. A falta de quaisquer dos documentos solicitados no presente edital tornará inválida a inscrição do candidato.


1.6. Os pedidos de inscrição serão encaminhados ao Comitê de Seleção, que após a análise dos documentos, emitirá parecer homologando ou não a inscrição. O resultado do parecer será informado por meio de mensagem enviada ao endereço eletrônico, registrado na ficha de inscrição, de cada um dos candidatos.


1.7. Ao inscrever-se no Processo Seletivo, o candidato estará aceitando as normas estabelecidas neste edital.

Para ver o edital completo:

Edital do processo de seleção para o ano letivo de 2018 Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Nucleares (13-12-2017)

registrado em:
Fim do conteúdo da página