Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Banco de notícias > Áreas de atuação > Gestão do conhecimento em ciências nucleares
Início do conteúdo da página

Gestão do conhecimento em ciências nucleares

O grupo de pesquisa Gestão do Conhecimento Nuclear estuda soluções estratégicas para a preservação, compartilhamento e difusão do conhecimento produzido, tendo como elemento norteador o desenvolvimento científico e tecnológico do país na área nuclear. Seus estudos visam promover uma maior aproximação entre Ciência, Tecnologia e Inovação na área nuclear e a sociedade, de forma precisa e transparente. 

O Grupo divide seus estudos em três linhas de pesquisa:

Curadoria Digital de Dados de Pesquisa em Ciências Nucleares

Estudar aspectos conceituais de curadoria digital, bem como normas, padrões e tecnologias adequadas para gestão de dados digitais de pesquisa. Desenvolver metodologia própria para atividades de curadoria digital dos dados gerados pelas pesquisas na área de Ciências Nucleares, possibilitando a preservação, a gestão e o compartilhamento do conhecimento científico produzido na área. Propor modelos inovadores para gestão de informação para a pesquisa (CRIS).

Difusão do Conhecimento Nuclear

Desenvolver serviços inovadores de informação capazes de assegurar a transferência adequada de informação e conhecimento nuclear para os extratos sociais interessados: pesquisadores, estudantes, formadores de opinião, políticos. Inclui ainda o desenvolvimento de modelos, dispositivos e canais de divulgação científica; estudos voltados para comunicação científica, e desenvolvimento e aplicação de estratégias de marketing para sistemas de informação técnico-científica.

Preservação do Conhecimento em Ciências Nucleares

Desenvolver ferramentas, metodologias e modelos teóricos para a extração, representação e transferência de conhecimento em risco de perda, e.g. de pesquisadores e tecnólogos próximos de aposentadoria. Estabelecer uma política de preservação digital capaz de assegurar a perenidade dos acervos digitais do IEN, como: estratégias, metadados, normas, ferramentas de software e políticas de sustentabilidade para uso, reuso, recuperação, acesso e compartilhamento dos dados na área nuclear.

registrado em:
Fim do conteúdo da página