Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Banco de notícias > Realidade Virtual do IEN faz sucesso na mostra Mundo MCTIC
Início do conteúdo da página

Realidade Virtual do IEN faz sucesso na mostra Mundo MCTIC

O Laboratório de Realidade Virtual (LRV) do IEN representou a CNEN na exposição “Mundo MCTIC: Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil”, montada no Parque da Cidade, em Brasília, de 28 de novembro a 4 de dezembro. A mostra reuniu 25 estandes de divulgação científica de secretarias, empresas e centros de pesquisa ligados ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Voltada para o público jovem, a “Mundo MCTIC” recebeu centenas de grupos de estudantes do ensino médio e elementar, além de famílias e público geral.

Os estandes foram agrupados por área de atuação e o bloco nuclear teve CNEN, INB e Nuclep. Para o espaço da CNEN, o IEN levou equipamentos e óculos 3D para apresentar quatro ambientes virtuais: a área externa do IEN, para treinamento de segurança física; o estádio do Maracanã e entorno, para treinamento de segurança em grandes eventos; o depósito de rejeitos do IEN, para simulação de armazenagem, e as instalações do reator Argonauta. Ao mesmo tempo, em duas televisões eram apresentados filmes em 3D sobre aplicações da energia nuclear e um filme interativo de visita ao reator do IEN.

“Foi o estande mais visitado da exposição”, afirma Antônio Sérgio Lima, do SEFIN, que foi um dos expositores. Ao lado dele estavam Eugênio Marins, do LRV, coordenador técnico do grupo, José Miguel Filho, da CENS, Mônica Viana, do SENGE, e Maria Lúcia Silva, da DIEN. Segundo o ministro da pasta, Gilberto Kassab, que visitou a mostra no dia 30, seu caráter pedagógico “pode despertar em futuros cientistas a vontade de caminhar para o mundo da pesquisa”.

Entrada da exposição
 Criança assistindo a uma demonstração de relidade virtual
 Expositores da CNEN conversando com o ministro Gilberto Kassab
 Grupo de crianças assistindo a uma demonstração de relidade virtual
registrado em:
Fim do conteúdo da página