Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Aplicações de técnicas nucleares na indústria, saúde e meio ambiente
Início do conteúdo da página

Aplicações de técnicas nucleares na indústria, saúde e meio ambiente

As pesquisas realizadas com o feixe de nêutrons térmicos do reator Argonauta se valem das características peculiares de interação com a matéria e envolvem as seguintes técnicas:

  • Análise por ativação, que possibilita qualificar e quantificar em amostras traços de elementos ativáveis com teores de até 10-9 grama;
  • Radiografia com nêutrons (neutrongrafia) convencional ou digital para análise de objetos, identificando defeitos, fraturas, texturas e peculiaridades.
  • Tomografia computadorizada com nêutrons, com objetivos semelhantes à técnica anterior, porém voltada principalmente para o setor industrial.
  • Espectrometria de nêutrons, para controle de qualidade nuclear de materiais através de determinações de seções de choque para nêutrons.
  • Produção e pesquisa de radioisótopos para aplicações na indústria.
  • Pesquisa e desenvolvimento de produção de radioisótopos para aplicação na área médica.

Essas atividades são desenvolvidas nos laboratórios associados de Desenvolvimento de Radioisótopos por Ativação Neutrônica, de Medidas Nucleares e de Neutrongrafia.

 

O reator de pesquisa do IEN tem dois canais de feixes de nêutrons, usados em técnicas nucleares para várias aplicações.

 

Canal de nêutrons do reator: usado para técnicas nucleares como tomografia por nêutrons, neutrongrafia, espectrometria por nêutrons e análise por ativação.
registrado em:
Fim do conteúdo da página