Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Aplicações de técnicas nucleares
Início do conteúdo da página

Aplicações de técnicas nucleares

A utilização de técnicas nucleares nas mais diversas áreas científicas e tecnológicas cresce mundialmente, na razão direta das pesquisas aplicadas que têm sido realizadas. Problemas complexos para os quais as técnicas convencionais não encontraram solução hoje são resolvidas com a utilização das técnicas nucleares.

As pesquisas realizadas com o feixe de nêutrons térmicos do reator Argonauta se valem das características peculiares que possui o nêutron como investigador da matéria. Envolvem as seguintes técnicas de análise não destrutivas:

  • Análise por ativação, que possibilita qualificar e quantificar em amostras traços de elementos ativáveis com teores de até 10-9 grama;
  • Radiografia com nêutrons (neutrongrafia) convencional ou digital para análise de objetos, identificando defeitos, fraturas, texturas e peculiaridades. Também podem ser inspecionados materiais como cocaína e explosivos ocultos em outros materiais.;
  • Tomografia computadorizada com nêutrons, com objetivos semelhantes à técnica anterior, porém voltada principalmente para o setor industrial.
  • Espectrometria de nêutrons, para controle de qualidade nuclear de materiais através de determinações de seções de choque para nêutrons.

Acompanhando os recentes progressos internacionais, as pesquisas visam ao desenvolvimento de técnicas de radiografia e tomografia com nêutrons que apresentem resultados em tempo real.

registrado em:
Fim do conteúdo da página